GE Vanderléia / Mini Saia - A 1ª locomotiva elétrica brasileira (1967)
No início dos anos 60, o governo de São Paulo ainda investia na eletrificação de suas ferrovias. Mas apesar dos investimentos ainda faltavam locomotivas, sendo essas na maioria das vezes importadas, com alto custo.
Em 19 de fevereiro de 1963 o então governador do estado de São Paulo, Adhemar de Barros, assinou decreto autorizando o fornecimento de novas locomotivas elétricas para a E.F. Sorocabana. Essa resolução também incluía a fabricação de novas unidades para a Companhia Paulista de Estadas de Ferro. Em 10 de novembro de 1964 foi assinado o contrato de fornecimento com a General Electric do Brasil. O Brasil estava fabricando sua primeira locomotiva elétrica com indíce de nacionalização de 100% desde o projeto até a pintura. Um marco para a então engenharia ferroviária brasileira.
A primeira unidade foi entregue para a Companhia Paulista de Estradas de Ferro em 19 de maio de 1967 nas instalações da G.E. em Boa Vista, sendo que as demais foram entregues até 1968.
Inauguração solene das locomotivas elétricas série 2100, fabricadas no Brasil pela General Electric em Campinas, cerimônia que contou com a presença do então Governador Abreu Sodré (notem o homem atrás do governador Abreu Sodré. Seria Claúdio Lembo?).
Na Estação da Luz
Nos 100 anos da Companhia Paulista
No famoso Trem Azul da Companhia Paulista
Série 350 (Companhia Paulista de Estradas de Ferro)
Série 6350 (Ferrovia Paulista S/A FEPASA)
6350 (350)
6351 (351)
6352 (352)
6353 (353)
6355(355)
6356(356)
6357(357)
6359 (359)
Série 2100 (Estrada de Ferro Sorocabana)
Série 2100 (Ferrovia Paulista S/A FEPASA)
2101
2102
2106
2108
2109
2111
2112
2113
2114
2115
2116
2117
2120
Em 19 de fevereiro de 1963 o então governador do estado de São Paulo, Adhemar de Barros, assinou decreto autorizando o fornecimento de novas locomotivas elétricas para a E.F. Sorocabana. Essa resolução também incluía a fabricação de novas unidades para a Companhia Paulista de Estadas de Ferro. Em 10 de novembro de 1964 foi assinado o contrato de fornecimento com a General Electric do Brasil. O Brasil estava fabricando sua primeira locomotiva elétrica com indíce de nacionalização de 100% desde o projeto até a pintura. Um marco para a então engenharia ferroviária brasileira.
A primeira unidade foi entregue para a Companhia Paulista de Estradas de Ferro em 19 de maio de 1967 nas instalações da G.E. em Boa Vista, sendo que as demais foram entregues até 1968.
Inauguração solene das locomotivas elétricas série 2100, fabricadas no Brasil pela General Electric em Campinas, cerimônia que contou com a presença do então Governador Abreu Sodré (notem o homem atrás do governador Abreu Sodré. Seria Claúdio Lembo?).
Na Estação da Luz
Nos 100 anos da Companhia Paulista
No famoso Trem Azul da Companhia Paulista
Série 350 (Companhia Paulista de Estradas de Ferro)
Série 6350 (Ferrovia Paulista S/A FEPASA)
6350 (350)
6351 (351)
6352 (352)
6353 (353)
6355(355)
6356(356)
6357(357)
6359 (359)
Série 2100 (Estrada de Ferro Sorocabana)
Série 2100 (Ferrovia Paulista S/A FEPASA)
2101
2102
2106
2108
2109
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2113
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Esqueci de dizer que essa locomotiva recebeu 3 apelidos:
Vanderléia também chamada de Vandeca (por causa da então jovem cantora da jovem guarda)
Mini- Saia e Toco por causa do pequeno tamanho da locomotiva comparada com a EP-4 (V-8) e com a Russa da antiga CPEF e da GE 2000 (Loba) da EFS.
Vanderléia também chamada de Vandeca (por causa da então jovem cantora da jovem guarda)
Mini- Saia e Toco por causa do pequeno tamanho da locomotiva comparada com a EP-4 (V-8) e com a Russa da antiga CPEF e da GE 2000 (Loba) da EFS.
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E aí, guri!
ResponderExcluirMuito obrigado por trazer essa bela homenagem pra cá! Especialmente porque não recebo imagens lá na lista hehehe
Valeu aí e até breve!