terça-feira, 15 de abril de 2008

O Sistema Funicular

O sistema funicular

( Por Renato Gigliotti, Excelentissimo sr. Marques de PNP )




Um funicular é um carro de cabos que circula sobre carris; a sua principal função é o transporte de passageiros ou carga ao longo de encostas. Uma linha de funicular é normalmente constituída por dois carros puxados por um cabo de aço, um em cada extremo da linha; partem ao mesmo tempo numa linha única, a meio do percurso a linha divide-se em duas permitindo o cruzamento. O nome deriva do latim, funiculus, diminutivo de funis que significa "corda".

O sistema funicular no Brasil



Para vencer a grande altitude da serra do mar de São Paulo sem criar um trecho excessivamente longo, os ingleses da São Paulo Railway adotaram um sistema funicular, o hoje conhecido por Primeiro Funicular da Serra construído em Paranapiacaba, subdistrito de Santo André.
Esse sistema vencia os quase 800 metros de altitude da Serra por meio de 4 planos inclinados, com 10% de inclinação cada plano, totalizando um percurso de 8 quilômetros. A cada plano, a composição trocava de máquina para prosseguir viagem.
Apesar de parecer um sistema fascinante, o funicular foi duramente criticado por Sud Mennucci, que o considerava um “(...) estapafúrdio trambolho (...) que só o tradicional carrancismo dos ingleses admitia e conservava.” (MENNUCCI, 1947: s.p.), superado com vantagens pela simples aderência do ramal Mairinque-Santos da Estrada de Ferro Sorocabana, construído em 1935.



O primeiro sistema funicular, que foi denominado de Serra Velha, iniciou atividade comercial no ano de 1867, quando a Sao Paulo Railway começou a operar. Esse sistema comportou o tráfego de passageiros e cargas até a década de 1890, quando um segundo sistema funicular, de maior porte, começou a ser construído. O novo sistema foi denominado de "Serra Nova". Começou a operar em 1901.
O 1º Sistema Funicular ou Serra Velha, constituíu-se na construção de quatro planos inclinados interligados por patamares, onde estavam instalados um sistema de máquinas fixas acionando os cabos de aço, que puxavam a composição ferroviária.
Nos chamados patamares, eram efetuadas as trocas dos cabos de sustentação e assim a composição novamente subia ou descia a serra, agora sendo tracionada por outra máquina fixa, colocada mais adiante. Cada máquina fixa estava localizada numa extremidade superior de um plano inclinado.
Plano inclinado é a denominação dada a um trajeto percorrido por uma composição ferroviária, que vencia uma subida íngreme com o auxílio de máquinas a vapor fixa, que tracionavam um grosso cabo de aço que era amarado na composição e que auxiliava na subida ou descida naquele trecho.
O primeiro sistema funicular era composto por quatro planos inclinados e tinha 8 Km de extensão.




O sistema tinha o apoio de um vagão especial chamado locobreque, em que cada lado do vagão dispunha de garras na sua parte inferior. Assim, se algum cabo arrebentasse, essas garras engatavam nos trilhos, impedindo que a locomotiva despencasse serra abaixo. Inicialmente este vagão não tinha força motriz. Quando a Serra Nova entrou em operação, o vagão passou a ter força motriz.






O 2° sistema funicular ou também denominado, "Novos Planos Inclinados", possuía cinco planos inclinados.
As novas máquinas de tração, também eram a vapor e também eram muito maiores para puxar uma maior carga.
As locomotivas para esse sistema eram as Locobreques, que podiam se movimentar facilitando as manobras nos patamares...

Agora detalhes técnicos dos dois sistemas:

Serra Velha ( Atual Cremalheira ): 1867 ( 1974 ) :
Sistema que usava o serra-breque: A primeira linha da serra construida pela SPR e aberta para o tráfego em 1867 utilizava o sistema "tail end system" que era muito utilizado nas estradas de ferro do norte da Inglaterra, junto a fronteira com a Escócia. Haviam dois cabos de tração, de ida e volta, tracionados por máquinas a vapor que em plena operaçào eram capazes de transportar de três a quatro vagões por viagem. A via permanente era composta por três trilhos, entre os quais corriam dois cabos de tração, de ida e de volta, guiados por meio de roldanas. O trilho central era comum às linhas de subida e descida dos trens, e bifucarva-se no meio de cada plano inclinado para permitir o cruzamento dos trens. Dessa forma, para a subida e descida da serra as composições eram fracionadas e percorriam o trecho a uma velocidade aproximada de 10 km/h. Em cada grupo havia um carro-freio ( o tal do serrabreque ), com um dispositivo de segurança com sinalização elétrica, muito avançado na época, que acionava um freio contra os trilhos em caso de emergência.
Para esse sistema, haviam 4 seções ( patamar e plano inclinado ) com uma casa de máquinas em cada seção; nos patamares intermediários haviam duas máquinas a vapor em cada casa e nas extremidades da serra a casa de máquinas havia uma máquina a vapor. O aspecto interessante desse sistema é que o vagão serra-breque ficava ligado entre o cabo e os carros/vagões a serem transportados, ou seja, os carros/vagões ficavam pendurados no vagão serra-breque.




Serra Nova ( Atualmente desativada ) : 1900:
Sistema que usava o loco-breque: Já quando foram feitas as obras de duplicação, em meados de 1900, foi construida a chamada linha da "serra nova" cuja abordagem de equipamentos foi modificada, utilizando-se o sistema "endless rope" que era mais moderno e seguro. O cabo de aço era contínuoi e se mantinha esticado por meio de um contrapeso existente em um poço junto a casa de máquinas. Haviam para esse sistema 5 patamares e para cada grupo havia uma locomotiva-freio ( a famosa loco-breque ), também com um dispositivo de segurança que freava a máquina em caso de emergência. Uma das vantagens desse sistema era que a locomotiva-freio podia se movimentar sozinha, o que agilizava as operações entre os patamares e elliminava as manobras de conexão de cabos do sistema inicial. A conexão nos cabos era feita por uma espécie de pinça existente na loco-breque que se prendia ao cabo e conectava a composição ao sistema de cabo sem fim do respectivo patamar.




Nesse sistema, com 5 seções ( patamar e plano inclinado ), foram construidos 16 viadutos e 13 tuneis. O percurso ficava na parte superior da linha chamada "serra-velha", por motivos obvios. O aspecto desse sistema, além da movimentação dos carros-freio ( as novas loco-breques ) eraque o posicionamento desses dispositivos móveis de conexão ao cabo de aço tinham sido alterados de forma a garantir mais segurança à operação, ou seja, a loco-breque empurrava os carros/vagões quando subia ou segurava os carros/vagões quando descia o respectivo patamar.

( Extraido e adaptado do livro "Café, Ferro e Argila - Fábio Cyrino - pg 86 ~ 120 )
( Extraido de http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_funicular )


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